APRESENTAÇÃO

O Curso de Bacharelado em Educação Física da FACOL busca atender às necessidades atuais e as abordagens conceituais da área, adequando-se à realidade do mercado profissional na região.

Neste curso, nosso objetivo é a formação de profissionais competentes, habilitados para atuar em diferentes campos da atividade física para a promoção da saúde, educação e reeducação motora, rendimento físico e esportivo, com as mais diversas populações, visando à formação, ampliação e adesão de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável pela população.

Regime do Curso: presencial, de segunda a sábado, regime semestral, com duração de 8 semestres letivos.

O mercado de trabalho para o Curso de Bacharelado está em total expansão principalmente pela conscientização da população quanto à importância da prática de exercícios físicos para a saúde e a melhoria da qualidade de vida. Conforme Resolução nº 218, de 06/03/1997, o Conselho Nacional de Saúde reconhece os Profissionais de Educação Física como Profissionais de Saúde.

A área de Educação Física é muito beneficiada no que se refere ao mercado de trabalho. Seu campo de atuação é muito amplo. O aluno formado na FACOL pode atuar nas escolas com formação de equipes esportivas (escolinhas de esportes), em clubes com qualquer modalidade esportiva, em academias de ginástica e musculação, artes marciais, dança e capoeira, escolas de ensino especial e centros de reabilitação, em academias de natação e outras atividades aquáticas, em empresas com ginástica laboral. Pode, ainda, atuar como personal training, gerenciar e administrar qualquer local que se destine à prática de atividade física.

O curso de Bacharelado em Educação Física, segundo as diretrizes curriculares, como área de estudo acadêmico, volta-se aos conceitos, princípios, formas, valores do movimento humano voluntário, nos seguintes níveis de análise: Biodinâmico, Comportamental e Sociocultural. Como campo profissional regulamentado na área da saúde para atuar em academias, nas áreas de fitness, personal trainer, professor de musculação, natação e hidroginástica; em hotéis, clubes e hospitais como recreacionista ou monitor de lazer; no Sistema Único de Saúde (SUS) na promoção da saúde; desenvolver treinamento para atletas e amadores de diversas modalidades esportivas, em hospitais e clínicas, como membro integrante de equipe multidisciplinar em diversas áreas, como na reabilitação cardíaca e neuromotora, desenvolver programas de ginástica laboral em empresas.

É muito importante enfatizar a importância do trabalho dos educadores físicos na prescrição de atividades físicas como forma de prevenção às doenças crônicas degenerativas. Isso ampliou e muito o mercado de trabalho. Atualmente, todos os postos de saúde devem ter um educador físico junto à sua equipe.